sábado, 19 de maio de 2012

Residência Artística de Intercâmbio do Teatro de Maquinaria



O Teatro de Maquinaria, do Rio de Janeiro, recebe para sua primeira residência artística de intercâmbio, que vai ocorrer entre os dias 15 e 17 de Junho na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, conforme programação abaixo, o experiente diretor italiano Enrico Fasella, responsável pela Companhia "Torino Spettacoli", de Turim, e convida demais artistas e grupos brasileiros a participar e colaborar com esta vivência e sua programação.

Com base na experiência de Enrico Fassela e do Teatro de Maquinaria, os eixos norteadores do encontro darão ênfase ao trabalho sobre o conceito das Ações Físicas, desenvolvido por Constantin Stanislavski, e os princípios da Biomecânica Teatral, fomulados por Vsevolod Meyerhold. Dentro desses estudos, também estarão contidas oficinas que desenvolverão a consciência corporal, a utilização da energia, o desenvolvimento das noções de tempo e ritmo, a psicofísica da atuação atoral e a gnoseologia do ator, entre outros.

O encontro intensivo acontecerá em Vila Ávila, uma casa afastada do centro urbano de Juiz de Fora, próxima a região serrana da zona da mata, antiga residência de uma das integrantes do Teatro de Maquinaria, Luciana Fins, e será conduzido pelo grupo, por Enrico Fasella, mas abrirá espaço em sua programação para que os artistas interessados em participar também ofereçam atividades.

Serão ofertadas 20 vagas para a Residência e o investimento individual é de R$ 200, o que viabilizará a infraestrutura do encontro e também os custos com alimentação dos participantes durante as atividades. As inscrições seguem até o dia 11 de Junho e o interessado deve solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: teatrodemaquinaria@gmail.com, e enviá-la junto com uma carta de intenção para fins de seleção, mediante o número de vagas. Realizando a inscrição no prazo informado e trazendo um amigo para participar da Residência, você ganha 10% de desconto.

Os artistas de cidades afastadas de Juiz de Fora interessados em participar desta experiência devem entrar em contato com o Teatro de Maquinaria, também pelo e-mail, já que é possível hospedar-se ou acampar no local que abrigará a Residência.

Inscrições e maiores informações: teatrodemaquinaria@gmail.com

Teatro de Maquinaria
www.teatrodemaquinaria.com
Fone: (21) 93098570/CLARO - 93154484/TIM - 85669411/OI
Twitter: @TMaquinaria

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA-FEIRA:
20h as 23h: Ceia e Laboratório: "Sonho de Uma Noite de Verão" para uma "Cidade em FotoDrama". Processo de criação artística compartilhada entre o projeto de intervenção urbana do Teatro de Maquinaria e o conhecimento de Enrico Fasella sobre a obra de Willian Shakespeare.

SÁBADO:
7h as 8h: Preparação Corporal: Aquecimento e Alongamento ao ar livre, com Marcio Antunes.
8h as 10h: Intervalo/Café da Manhã
10h as 13h: "O ator psicomecânico, um aperto de mão entre Stanislavsky e Mejerchold", teoria e prática com o diretor italiano Enrico Fasella.
13h as 15h: Intervalo/Almoço
15h as 17h: "Psicofísica de Atuação Atoral" e "Gnoseologia do Ator", bate papo e treinamento com Fred Ramos.
17 as 18h: Espaço Aberto para Atividades.
18h as 21h: Ceia e Laboratório "Sonho de Uma Noite de Verão" para uma "Cidade em FotoDrama".
22h até 01h: O Baile e Espaço Aberto para Atividades.

DOMINGO:
8h as 10h: Café da Manhã
10h as 13h: "O ator psicomecânico, um aperto de mão entre Stanislavsky e Mejerchold", com o diretor italiano Enrico Fasella.
13h as 15h: Intervalo/Almoço
15h as 17h: A Criação e a Transmissão de Sensações através do Ritmo, com Rodrigo Reinoso.
17h as 18h: Espaço Aberto para Atividades.
18h as 20h: Ceia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário