PROJETOS

Cidade em FotoDrama é um programa permanente de pesquisa artística e criação de intervenções cênicas, cujo objetivo é transformar o movimento urbano em experiência artística ao operar possibilidades de criação na fronteira e no cruzamento entre as artes cênicas e visuais. Suas reflexões e práticas se utilizam da paisagem da cidade, suas ruas, largos, jardins, praças e parques, como inspiração para o desenvolvimento de suas performances, em busca da construção de uma comunicação artística singular. Realizado desde 2011, a cidade do Rio de Janeiro foi sua principal plataforma de investigação, com ações na Cinelândia, no Largo da Carioca, na Praça Tiradentes e nos Jardins da UNIRIO. O programa também realizou, em Março de 2012, uma experiência importante na cidade de São Luís do Maranhão e, em Junho, serviu de motivação para um intercâmbio com o experiente diretor italiano Enrico Fasella. Com base nestas experiências, aparece o principal dispositivo de intervenção utilizado pelo programa, o Enquadramento, que através de sua instalação e manipulação captura, em planos de sequência, situações e metáforas do cotidiano, despertando o olhar do espectador para o movimento da metrópole. Outro desdobramento atual do programa é a produção de um espetáculo performático com base em sua experiência prática, além de material fotográfico e documentários a respeito dos processos em que se envolve. 

Teatro de Maquinaria em Trânsito é um programa permanente de intercâmbio cultural e formação artística, cujo objetivo é levar ações produzidas pelo Teatro de Maquinaria, ou por seus integrantes, como oficinas, palestras, pesquisas, residências, intervenções e espetáculos, para circular além do contexto de sua cidade sede, o Rio de Janeiro. Desde 2011, o programa segue ampliando o campo de atuação do núcleo carioca e estabelecendo parcerias importantes com artistas e grupos do Brasil e do mundo. Até o momento o projeto promoveu a circulação do programa de intervenção cênica, Cidade em FotoDrama; e também as oficinas de formação, Introdução ao Estudo da Biomecânica e Consciência Musculoesquelética para a Preparação Corporal, até as cidades de Dourados e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; Valinhos, em São Paulo; por duas vezes Juiz de Fora, Ubá e Belo Horizonte, em Minas Gerais; São Luis, no Maranhão; e Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Outra importante ação do programa foi a Residência Artística de Intercâmbio com o experiente diretor italiano Enrico Fasella, realizada no mês de Junho de 2012 na cidade de Juiz de Fora.      



AS TRÊS LARANJAS

As Três Laranjas é uma cena curta cujo processo de montagem foi iniciado no primeiro semestre de 2011. Sua proposta estética tem como referência o cinema mudo e o trabalho de criação do ator, a partir dos exercícios biomecânicos, formulados pelo russo Vsevovlod Meyerhold no início do século XX. A todo instante é preciso pensar em ganhar o pão de cada dia, três homens e uma aposta, duas mulheres e três laranjas, quem ganha?  

CREPÚSCULO AOS PÉS DA PEDRA

O projeto estético da montagem parte da releitura de Sunset Boulevard – Crepúsculo dos Deuses, clássico do gênero cinematográfico de 1950. A proposta é absorver a concepção noir para a direção de arte, trazer a presença de um diretor de fotografia e procedimentos como enquadramento, plano e sequência para a experiência de criação. Experimentar a iluminação cênica enquanto  ferramenta de montagem e utilizar plataformas, travelings e gruas para a condução da narrativa, cenograficamente falando. Em termos de forma e linguagem, a atuação opta pela articulação entre o estilo melodramático e a exímia execução das maquinarias cinematográficas pelos atores e, musicalmente, incorpora a poética do show musical e do videoclipe no criação da trilha sonora.